Luiz, Graduado de Generation Brasil

Sapatos brilhantes, mas sonhando com outra carreira

Na cidade onde Luiz cresceu, Embu das Artes, era comum ver crianças saindo de casa para trabalhar como engraxate na capital paulista. Luiz aprendeu o ofício com seu irmão mais velho, e essa foi sua principal ocupação até sua experiência com a Generation.

Trabalhando como engraxate em um grande escritório de advocacia, Luiz começou a sonhar em frequentar uma faculdade de Direito – embora parecesse distante demais de sua realidade. Os obstáculos eram diversos: custo da universidade, duração do curso e, depois de formado, ainda precisaria ser aprovado no difícil exame da Ordem dos Advogados antes de começar a exercer a profissão. Luiz não tinha dinheiro para ir atrás desse sonho e ele não podia demorar tanto tempo para encontrar um bom emprego.

“Eu sabia que queria entrar na faculdade, mas precisava encontrar algo adequado à minha situação. Eu também trabalhava em uma empresa de trading como engraxate e pensei que poderia estudar essa área e tentar obter uma oportunidade ali mesmo”. Ele encontrou o programa perfeito: um curso de Comércio Exterior com duração de dois anos e um preço que podia pagar. No entanto, depois de completar o curso, por dois longos anos não conseguiu encontrar emprego, nem na empresa que ele conhecia — que a essa altura havia diminuído bastante o quadro de funcionários – nem em outras empresas.

Uma oportunidade em tecnologia

Naquela época, Luiz não imaginava que encontraria um mundo de possibilidades no campo da tecnologia. Apesar da curiosidade, pensava na tecnologia como uma área em que só pessoas extremamente inteligentes poderiam ter sucesso. Os amigos do Luiz, que trabalhavam na área, o encorajavam a tentar e ele começou a pensar a respeito.

“Havia tantas opções que eu nem sabia por onde começar. Não tinha como arcar com o custo de um diploma, mas consegui uma bolsa de estudos para um curso de curta duração sobre os fundamentos da linguagem de programação. Isso me ajudou muito e percebi que podia aprender e trabalhar com tecnologia!” Quatro meses depois, ingressou na primeira classe de Desenvolvedor Web Java Junior da Generation Brasil.

Luiz leu a descrição do programa, a grade curricular e o apoio oferecido pelo bootcamp, incluindo ajuda com custos de transporte e outros benefícios, e achou que se adequavam perfeitamente às suas necessidades. “Estou impressionado, o Generation é incrível. Eles fizeram mais do que prometeram. Prometeram um curso e uma oportunidade de entrevista em grandes empresas. Mas, para mim, eles fizeram muito mais.”

O que vem depois?

Luiz aceitou uma oferta para trabalhar na equipe de segurança de dados e prevenção de fraudes de um grande banco no Brasil, algo que teria sido apenas um sonho antes da Generation.

“Quero me concentrar nas metas que defini depois dessa experiência: tornar-me fluente em inglês, fazer um programa de intercâmbio no Canadá e continuar estudando e me desenvolvendo – quero me tornar um grande programador.”